Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Brincadeiras Folclóricas


Brincadeiras Folclóricas

Amarelinha
Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.
1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.

4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.






CABO DE GUERRA
Você conhece uma expressão que diz: " A união faz a força"? Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio. As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.
Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.





PASSAR ANEL



Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.



CABRA-CEGA

(Também conhecido por cobra-cega, pata-cega, galinha-cega)
Todo mundo forma uma roda e fica de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem de agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a cabra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra, e a brincadeira começa de novo.



BRINQUEDO DE ESCONDER




Uma criança encosta-se a um muro de olhos fechados; as demais vão dando-lhe uma palmada dizendo:


Maria Macundê
Bate no ....
E vai-te escondê.

Cada qual procura esconder-se da melhor maneira e do esconderijo grita:
-"Já!". E a Mria Macundê sai a procura de suas companheiras. À primeira encontrada ela diz:
-"Estica tica" e essa a substitui.





JOGO DO PIÃO


O que é o que é?

Para andar se bota a corda

Para andar se tira a corda

Porque com corda não anda

Sem corda não pode andar


O pião é o brinquedo mais antigo que se conhece. Plínio e Virgílio em suas obras já comentavam a popularidade do pião entre as crianças romanas, mas acredita-se que o pião já foi brinquedo praticado pelos homens pré-históricos.
Tudo indica que os portugueses divulgaram esse jogo nos primeiros tempos da colonização brasileira. A existência do pião em Portugal, em tempos passados, é confirmada por Teófilo Braga, no Cancioneiro de Resende e nas Ordenações Afonsinas, que cita, entre alguns jogos de sociedade do século XV, o pião:
É o jogo do piam Favor se lhe de voar. (apud Lima, 1966, p. 275)
Para brincar com o pião é só enrolar uma corda da ponta ao corpo do pião, segurando uma ponta. Depois, é só atirar o pião em direção ao chão, desenrolando o barbante de um impulso só. O brinquedo cai no chão rodopiando e assim permanece durante um bom tempo. Você pode ampará-lo com a mão, para que ele passe a girar sobre a palma ou mesmo sobre o seu dedo.

Agora, vamos brincar???

Beijosssssss

52 Comentários:

Myrian - Mascotinhos disse...

Tati...

Passei aqui pra retribuir o carinho e conhecer o seu blog!
E qual não foi minha surpresa, qdo me deparei com o folclore, que foi tema de um trabalho de escola do meu filho mais velho!!! ADOREI!!!

Parabéns por tudo, muito bem escrito e com dicas bem legais!!!

Bjs
Myrian

Anônimo disse...

ÓTIMO!!!
BEM MONTADO E MEB CLARO...
MUITO BOM...
ESTÁ DE PARABÉNS!!!!!

Anônimo disse...

oi
adori
lindo
bem criativo
e o amis inportante educativo
parabens!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Tatiana!
Gostaria de parabenizá-la pelas idéias super legais e educativas que você posta em seu blog.Trabalho com a classe de alfabetização e as idéis encontradas aqui me ajudam muito.Um grande abraço,
Aline

Anônimo disse...

oi tati estar lindo o seu blog bem criativo eu estava pesquisando sobre isso e encontrei o seu blog pois estar otimo!!!
bem montado e meb claro...
muito bom...
estar de parabens...

Anônimo disse...

BOA NOITE,TATIANA

AJUDANDO MEU FILHO NO TRABALHO DO FOLCLORE,ENCONTREI SEU SITE,SIMPLISMENTE ADOREI É TUDO DE BOM,PARABÉNS

VERONICA/EMERSON

Anônimo disse...

OLÁ,TATIANA

PARABÉNS PELA SUA CRIATIVIDADE,
EU E MEU FILHO EMERSON ADORAMOS SEU SITE.ACHAMOS TUDO QUE PRECISAVAMOS SOBRE O FOLCLORE..

BEIJOS...

Anônimo disse...

oi

parabens pelo blog tá aprovadissimo achei td o q queria para meu trabalho escolar!

vlw

bjo

Anônimo disse...

Parabéns Tatiana.
Muito lindo o seu blog.
Jana

Anônimo disse...

lindisssimo!vcs me ajudaram muito... muito obrigado!
adoreiiiiiiiiiiii!!!!!!
fofoleteeeeeee

Anônimo disse...

amei seu blog!!Que Deus te abençoe!!!

Jacobede Viegas disse...

Que Deus te abençoe sempre para que continues a abençoar outros!!! Obrigada pelo acervo de material publicado aqui, e principalmente pela bondade de compartilhar gastando seu precioso tempo para nos facilitar a vida. Mais uma vez, que Deus continue te abençoando!!!!!!

Anônimo disse...

Adorei o seu blog. É lindo e muito informativo! Parabéns. Como mãe de três filhos no ensino fundamental, que está sempre envolvida com pesquisas escolares, com certeza retornarei a esta ótima fonte de informações.
Obrigada,

Elisabeth

Anônimo disse...

Olá ,
Acessei seu blog pelo google, e achei tudo que precisava para o trabalho escolar de minha filha de 07 anos. Bem explicado.
parabéns, continue nos surpreendendo.
abraços
Ilaide/Heloisa

Mariane Somma disse...

Olá adorei seu blog estou em um trabalho na faculdade te mandei um e-mail te explicando
PARABÉNS
MARIANE SOMA

Unknown disse...

Adorei o blog, sou professora de séries iniciais e estava pesquisando sobre Folclore.Tem muitas informações e facilitou a minha busca.Você está de parabéns.
Iris Patricia/Maceió-AL

Anônimo disse...

OLÁ MEU NOME É RAQUEL MOREIRA TENHO 14 ANOS ESTOU NA 8ª SEREIE MORO E MOGI DAS CRUZES E VOCE ME AJUDOU MUITO COM ESTA POSTAGEM EM SEU BLOG

Unknown disse...

AMEEI TATI *

Aline disse...

Me ajudou muito!!!
Trabalho da escola da minha filha
Obrigada

Simone Piva disse...

Tatiana, quanta coisa linda vc tem aqui, nem dá vontade de sair. Ajudou no trabalho de escola da minha filha sobre o folclore brasileiro. Tbém sou formada em Letras, mas não atuo na área. É mesmo apaixonante! Continue sempre a nos enriquecer com suas dicas e pesquisas. Abraço!

Gaby_CR disse...

esse blog é ótimo, adorei, me ajudou muito no meu
trabalho sobre folclore, e os desenhos foram
ótimos, ñ tinha
idéia antes d ver estes,
+ depois,
arrazei.....
sempre q precisar
vou dar uma passadinha
aqui.....
beijos,
dolei muitão...!!

Tainara disse...

Olá Tatiana..amei o seu blog!Sou normalista,e seii queo seu blog vai me ajudar bastante em meus trabalhos;O tema Folclore está maraviilhoso.. Sempre que puder estareei aqui..
Beeijos *-*

Unknown disse...

PARABÉNS PELA SUA BELA CONTRIBUIÇÃO PARA OS PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO!!! SEU BLOG REALMENTE É UMA EXECENTE OPÇÃO NO Q DIZ RESPEITO A SUGESTÕES DE ATIVIDADES!!! ELE É RIQUISSIMO!!! FICO FLZ EM SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS SOLIDARIAS Q NEM VC!!! BJS E Q DEUS CONTINUE LHEINSPIRANDO!! ROSE

helen disse...

tati vc é de ++ de criar esse site de ++++++++++++++++++ também eu tinha um trabalho pra fazer e eu entrei no seu site e encontrei tudo o que eu tinha pra fazer eu a gradesso a ajuda que seu site e principalmente vc me deram obrigadãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo bjs elen de santana de parnaíba - sp tel: ********

$#L£on@rdo#$ disse...

PARABÉNS
MUITO EDUCATIVO

Anônimo disse...

OI gostei mto me ajudo no trabalho da escola vc tá de parabéns obrigada bjssss
AMEI :)

Anônimo disse...

achei exelente muito bom esse blog achei tudo po meu trablaho de arte muito bom mesmo bjss..

Anônimo disse...

seu blog
é 100!

adriana disse...

oi tati amei conhecer o seu blog tbm sou apaixonada pela educação e pelas crianças.sou de mt,chap. dos guimarães e nesse periodo to fazendo uma proposta para coordenação pedagogica da minha escola,queria muito que você me desse algumas sugestões,pois gostaria de inovar o ensino aqui da escola onde trabalho.bjs desde ja conto com sua ajuda.meu email:nnena4@gmail.com

Anônimo disse...

Muito mas muito legal o seu trabalho,sou do 3 ano do ens. médio e não achei nada concreto para aminha pesquisa sobre brincadeiras folcloricas.Apenas no seu site.Uma dica põe mas coisas sobre o folclore brasileiro como ditados populares,trava-línguas, cantigas de roda,etc
Bjssss... da DedeHSinha!!

Unknown disse...

OI SOU MARCIA, ORIENTADORA EDUCACIONAL, GOSTEI DE SUA POSTAGEM.
PARABÉNS.VISITA O NOSSO SITE.
www.marciasales.com
bjs.

arlete de f. m. amaral disse...

Olá Tatiane,estava a procura de atividades de alfabetização para alunos da segunda etapa do infantil e para segundo ano do fundamental e encontrei seu blog,tudo me interessou,pois sao atividades otimas,educativas e muito bem montadas e tenho certeza que me ajudarão muito no meu trabalho,parabéns.Meu email é arlete_aa_@hotmail.com Sou de Sabino interior de SP.Um abração.

Anônimo disse...

Oi Tatiana gostei muito do seu blog muito bonito.Seu texto sobre as brincadeiras folcloricas esta muito bom gostei bastante, do seu texto pude tirar o que eu precisava para minha pesquisa escolar.Muito obrigado!!
bjoos

Jônatas disse...

Parabens pelo blog e pelo conteudo me ajudou muito.
Bjss

Anônimo disse...

Amei o seu blog, está de parabéns, continue nos ajudando.
Obrigada por tudo.
Beijos!

Anônimo disse...

obrigado tatiana. me ajudou na pesquisa da escola... thank ^^

Anônimo disse...

eu tenho 10 anos e o meu trabalho da escola foi sobre isso vlw ae tati

Anônimo disse...

Oi Tati, sou professora de Pré escolar I e II, gosto de dar uma olhadinha no seu blog, é perfeito . Parabéns.

Anônimo disse...

valeu por tudo precisava de alguma brincadeira folclorica para um trab valendo nota pro dia seguinte se não fosse por esse blog estaria com um ZERO

Anônimo disse...

Adorei o site ele e conpleto e me ajudou bastante..

Anônimo disse...

adorei!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

adorei!!!!!!!!!!!!!!!

rilda disse...

achei muito interessante seu blog. bjs Rilda.

Anônimo disse...

tinha um trabalho para fazer e achei o q queria aqui obg e seu blog é legall

Anônimo disse...

nossa muito obrigado esse blog me ajudo muito no meu trabalho.
vlw blog muito bom continuem assim

beijossssss.

Anônimo disse...

olá,adorei o seu blog achei o que precisava para completar o trabalho do meu filho.valeu obrigada!!!

Anônimo disse...

Oi querida!!
Adorei as suas idéias...achei tudo o que precisava para o trabalho do meu filho. Ah, sem me esquecer de elogiar tbm as cores do seu blog...rsrsrs Valeuuu

amanda disse...

nosssssssssssa amei essas brincadeiras vou fazer com meus alunos eles vao amarrrrrrrrr. bjjjjjjsssssssssss

juliana disse...

adorei seu blog
passei por aqui para fazer uma pesquisa para minha filha que a professora pediu
ele me ajudou muito
PARABENS
BJSSSSSSSSS
JULIANA E DUDA

thais c.vieira disse...

me ajudou muito no trabalho da escola !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!parabens !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

eu gostei pq é cor de rosa amo cor de rosa adorooooooooooooooooooooooo (L)(L)(L)

Anônimo disse...

eu gostei d++++++++++++ adoro cor de rosa !!!!marlon borges da silva

amo d+++