Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Matemática na Educação Infantil

Inserindo a Matemática

na Educação Infantil

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.

Existem no mercado diversos materiais que podem ser utilizados pelos professores para enriquecer o contato com o universo matemático. São músicas, livros de histórias infantis, encartes de revistas, brinquedos e jogos pedagógicos, que podem ser facilmente encontrados e que permitem à criança o contato com os números, com as formas, com as quantidades, seqüências, etc. Além desse material, é possível que o professor crie seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças, seqüências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo palitos e outros materiais, propondo jogos e brincadeiras e possibilitando a criação das crianças.

Quanto ao trabalho com os números, é importante compreendermos que estes são símbolos que representam graficamente uma quantidade de coisas que poderiam ser representadas de outra forma. Assim, antes de descobrir os números, é importante ajudarmos as crianças: dizer quantos têm, mostrar nos dedinhos e brincar com tudo isso.

O importante é que o professor perceba que pode trabalhar a matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos números ou com o registro no papel, pode colocar em contato com a matemática crianças de todas as idades, desde bebês. Podemos pensar a matemática a partir de uma proposta não-escolarizante, que permita à criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. Tudo o que temos que fazer é criar condições para que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às descobertas das crianças.

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos; Pedagoga e Mestre em Educação pela UFScar.

19 Comentários:

Tia Lu disse...

ESTOU ADORANDO SUAS SUGESTÕES,ESTÃO ME AJUDANDO BASTANTE. OBRIGADA! BEIJINHOS!!!

Leonor Cordeiro disse...

Olá Tatiana !
Parabéns pelo seu trabalho, gostei muito !
Tenho um blog chamado O MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES. Nele eu apresento a Cecília para as crianças e procuro estimular nessas crianças o amor pela leitura e pela escrita.
No dia 24 esse blog fará aniversário. Para comemorar ele está apresentado dois desafios -um para as crianças e outro para os adultos.
Gostaria de convidar a sua turminha para participar, a criança ganhadora receberá um exemplar do livro OU ISTO OU AQUILO.
O endereço : http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br
Gostaria também de convidar você para participar do grupo BLOGS EDUCATIVOS. O grupo é ótimo, o selinho com o endereço está no meu blog. Encontrei dois blogs entre os seus links - BLOGUINFO E EDUCAR JÁ , minha querida Sintian e a Cybele também participam do grupo.
Grande abraço !
Com carinho,
Leonor Cordeiro

gilberto disse...

Olá Tatiana..., achei mto interessante seu trabalho sobre Educação Infantil, trabalho como professor de matemática no ensino médio e, ocasionalmente terei q desenvolver atividades no Curso de Aproveitamento ( Magistério ) séries iniciais.Estou com dificuldades de encontrar atividades práticas para o ensino da matemática nessas séries, gostaria muito de ter sua ajuda nesse sentido, se puderes contribuir, indicar ou enviar material(textos) com atividades para desenvolver minhas aulas. Ficarei mto agradecido, obrigado. Abraços.

Anônimo disse...

Oi TATIANA

TO ENCANTADA COM A DEDICAÇÃO DO SEU TRABALHO, SEU BLOG É DEMAIS ,É RICO EM SUGESTÕES ,ATIVIDADES,TEM DE TUDO ....AGORA QUE EU DESCOBRI POR ACASO SEU BLOG ,FIQUEI MARAVILHADA POR ELE .AGORA VOU RECOMENDAR A OUTROS PROFESSORES.ACABOU AQUELA CORRERIA DE BUSCAR ATIVIDADES ,É SÓ PRECISAR DE UM SOS ,SEI QUE VOU ACHAR NESSE MARAVILHOSO MUNDO ENCANTADO QUE É O MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO QUE VC CRIOU...VAI ME SERVIR MUITO!

BEIJOS ATÉ!!

Unknown disse...

Olá Tatiana!
Estava navegando pela internet em busca de informãções para meu planejamento anual e me reparo com seu blog. Levei um susto quando de repente me deparei com sua foto...lendo suas informações pessoais, dei por conta que vc é minha prima!!! Sou a Luciana de São Paulo, neta do Tio Ruy (irmão da sua mãe). Fazem muitos anos que não nos vemos, está se lembrando de mim??? rsrsrsrsrsrsrsrs
Também sou professora de Educação infantil,sou formada em pedagogia e psicopedagogia. Foi muito bom te reencontrar, mesmo que virtualmente. Podemos manter contato pela intert.
Parabéns pelo seu blog, está recheado de preciosas informações, com certeza irei visitá-lo constantemente.
Bjus dessa sua prima distânte...
Luciana

Anônimo disse...

Ólaa Tatiaana.
Ameeeeeei TUDO em seeu blog, você trata a Educação como realmente ela deve seer tratadaa, com dedicação e carinho! Ameei as atividades, as dinâmicas! Todas com muita criatividade e diversão!

Beijão, linda.

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Acho bastante válido inserir jogos em Matemática, as crianças acabam aprendendo brincando e deixam de achar que esta matéria é um bicho de sete cabeças!!

Os meus adoram...

http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/2009/02/atividades-sobre-construcao-do-numero.html

Rafaiane disse...

Tatiana muito obrigado, estou apaixonada pelo seu blog, acho que nem na faculdade condegui algo que fosse tão util a minha pratica. jamais nos abandone, pois com este estou podendo retirar todas as minhas duvidas. gostaria muito de poder conversar com você!

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet disse...

Olá, Tatiana e demais leitores e leitoras desse blog. Sou Gabriela Tebet, autora do artigo "Inserindo a matemática na educação infantil". Fico muito feliz que minhas idéias estejam ganhando cada vez mais espaço na internet e que eu possa ajudar um número cada vez maior de professoras e professores a implementar um projeto de educação ionfantil não escolarizante, que permita às crianças criarem, descobrirem e inventarem a sua relação com o mundo que as rodeia.
Para quem se interessar, há um outro artigo meu, no site da editora moderna sobre formação de leitores na educação infantil. E também há um projeto meu sobre diversidade racial, no site do ceert intitulado Mês da Consciência Negra no CEMEI José Marrara
Abraços, Gabriela Tebet
gabrielagtebet@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá Tatiane,estou ingressando agora nesse mundo mágico da educação infantil e seu blog é um grande apoio, já que não tenho muita experiência. Obrigada por me ajudar, mesmo sem me conhecer.

Anônimo disse...

Eu amo passear pelo seu blog!!!
Que vc continue sempre brilhando! Pois, tem ajudado muito os professores.
Abraços!!!
Pedagoga claudia

MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ disse...

Professora parabéns pelo blog! Os conteúdos expostos nele são muito valiosos!

A Arte de aprender disse...

Parabéns pelo Blog. Coloquei seu link no meu Blog na parte criada para Blogs Legais. Também gostaria de pedir sua permissão para fazer uso dos textos: Blocos Lógicos e Inserindo a Matemática no Ensino Infantil em uma Formação para professores que acompanho. Espero ter sua permissão. Grata pela atenção. Aguardo uma resposta.
Um fraterno abraço, Mascleide Lima

Queila disse...

Adorei o texto, achei muito claro e bem sugestivo.

ray disse...

Boa tarde!
Estou encantada com seu blog, parabéns! Cheguei até aqui, pois estou fazendo um relatório e pesquisando, acabei me deparando com essa maravilha que é o seu blog. Sou acadêmica de pedagogia e fiquei muito feliz com tudo que vi e li aqui.
Bjs e parabéns mais uma vez pelo seu lindo blog e seus relatos enriquecedores.
Me chamo Ray. Email:ray.luar@hotmail.com

lilia disse...

olá tatiana, adorei seu blogue sou estudante de pedagigoa e estou naquela faze das curiosidades com conteudos trabalhados na educação infantil.e no seu blogo to descobrindo muita coisa bem bacanas de se apresenta na facul com trabalhos e na vivencia de minha esxperiencia de estagio tambem.Parabens pelo seu blogo.eu amei suas informações postadas.

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda!!!

Tanea Rios disse...

Olá Tatiana,

Maravilhoso seu blog. Estava fazendo uma pesquisa sobre a matemática para a educação infantil e encontrei essa maravilha. Peço permissão para colocar em em módulo para ministrar aula de Pós-graduação no Curso de educação Infantil, como também solicito sua ajuda para que eu possa adquirir mais materiais relacionado a educação matemática para a psicopedagogia.
Continue com essa garra pela educação. Parabéns.
Abraços,
Tanea Rios - Valente/BA

Unknown disse...

Adorei os posts, estão me ajudando na etapa final da faculdade. :)