Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

O "Plano de Aula"

Plano de Aula
Uma bússola para dirigir bem seu dia-a-dia

Mesmo para um professor experiente, é impossível entrar em classe sem antes planejar a aula. É por isso que os profissionais que entendem bastante de didática insistem na idéia de planejamento como algo que requer horário, discussão, esquematização e certa formalidade. Agindo assim, tem-se uma garantia de que as aulas vão ganhar qualidade e eficiência. "O professor fica mais seguro e logo percebe a diferença na aprendizagem e até na disciplina", afirma Cecília Mate Hanna, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Tecnicamente, plano de aula é a previsão dos conteúdos e atividades de uma ou de várias aulas que compõem uma unidade de estudo. Ele trata também de assuntos aparentemente miúdos, como a apresentação da tarefa e o material que precisa estar à mão. "Esses detalhes fazem toda a diferença e garantem 90% do aprendizado dos alunos", diz Patrícia Diaz, coordenadora pedagógica do programa Escola que Vale, do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo.


O plano de aula se articula com o planejamento - a definição do que vai ser ensinado num determinado período, de que modo isso ocorrerá e como será a avaliação. O planejamento, por sua vez, se baseia na proposta pedagógica, que determina a atuação da escola na comunidade: linha educacional, objetivos gerais etc. (leia reportagem sobre o tema na edição 181, de abril).
Portanto, o plano de aula se encontra na ponta de uma seqüência de trabalhos. Esse encadeamento torna possível uma prática coerente e homogênea, além de bem fundamentada.


Tema, objetivo e avaliação devem ser definidos


Antes de partir para o plano de aula, é preciso dividir em etapas o planejamento de um determinado período (bimestre ou quadrimestre, por exemplo). Com uma idéia do todo, fica mais fácil preparar o plano conforme o tempo disponível. Não há modelos certos ou errados. Os planos de aula variam segundo as prioridades do planejamento, os objetivos do professor e a resposta dos estudantes. Mesmo assim, é possível indicar os itens que provavelmente constarão de um plano de aula proveitoso.


Um dos primeiros tópicos da lista deve ser o próprio assunto a ser tratado. Logo em seguida vêm os objetivos da atividade e que conteúdos serão desenvolvidos para alcançá-los. As possíveis intervenções do professor (como perguntas a fazer), o material que será utilizado e o tempo previsto para cada etapa são outros itens básicos.


Finalmente, é preciso verificar a eficiência da atividade. A única forma de fazer isso é avaliar o aluno. O critério de avaliação também é flexível. "Avaliar apenas com base na expectativa definida lá no começo pode tornar o trabalho superficial", adverte Patrícia. Da avaliação dependem os ajustes a serem feitos no processo. Eles são fundamentais para que a aula dê certo. "Ela não pode ser muito fácil nem muito difícil, mas um desafio real para o aluno."


Planejar dá mais experiência para antecipar o que pode acontecer. Com base nisso, o professor se prepara para os possíveis caminhos que a atividade vai tomar. Não é desejável prever cada minuto da aula. Os planos vão se construindo a cada etapa, dependendo do que foi percebido na etapa anterior. Se o plano de aula não prevê tempo e espaço para os alunos se manifestarem, a possibilidade de indisciplina é grande - e de aprendizado problemático também. "O plano de aula dá abertura para lidar com o imprevisível sem perder o pé", diz Cecília Hanna. "É um fio condutor para onde sempre se volta."


Os alunos não são os únicos modificados pelo aprendizado. Reservando um tempo depois da aula para refletir sobre o que foi feito, você tem oportunidade de rever sua prática pedagógica. Se o trabalho for acompanhado por um orientador ou coordenador pedagógico, tem-se um dos melhores meios de formação em serviço. Portanto, o plano de aula é uma bússola para que você conduza da melhor forma seu dia-a-dia profissional.

17 Comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Tatiana:
vim conhecer sue blog e gostei muito dos temas dos posts.
Abs

Diniz Atelier disse...

Oie tudo bem? Como foi seu feriado? Descansou bastantee? Passei pra fazer uma visitinha. Deus te abençoe e muita paz nesse dia. Em breve o Ensinando e Aprendendo volta. Por enquanto estou só no outro ok? Beijos docinhos.

Fernanda Silva disse...

Blog nota 1000000000000000!!
Parabens!!

Anônimo disse...

muito bom mesmo,
Taty gostaria que vc me enviasse um email pois preciso lhe fazer umas perguntas sobre planos de aulas, meu email é day_historia@hotmail.com

se puder me ajudar ficarei muito grata,
Obrigada!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá,acabei de visitar o seu blog e estou encantada. Que trabalho bonito que vc faz. Parabéns O mundo está mesmo precisando de pessoas iluminadas como vc.
Estou precisando montar um plano de aula com sucatas para Ed. Infantil, se puder me mande uma sugestão por e-mail ok
Meu e-mail é rosanials@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Tatiana,é lindo o seu blogger, estou apaixonada é tudo maravilhoso gostaria de saber como faço para comprar o cd de atividades.Beijos´
rosimartoso_10@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá! gostei muito do seu blog, realmente és uma boa alfabetizadora, faço o curso de pedagogia e queria saber em relação ao cd, tenho um filho de 5 anos faz 6 em dezembro e tenho muita vontade de ensinar ele a ler se tiver algo interessante manda para mim meu email é Rejane-df@hotmail.com desde ja agradeço!!

Anônimo disse...

Olá Tatiana , seu blog é bastante interassante , é tão bom saber que aindas temos educadores que lecionam por paixão! sou professora de ciências mas no momento estou sem trabalhar,agora estou cursando educação física e gostaria de saber se você tem alguma atividade para eu trabalhar a lateralidade em aulas de recreação , pois estou em um estágio com crianças da educação infantil.
beijos e grata por receber sua resposta , mil beijos
Nil

maria disse...

OLÁ, TATIANA AMEI SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O PLANEJAMENTO DE AULA, DE FATO ELES MIM FIZERAM ACREDITAR EM MUITAS COISAS QUE AS VEZES NOS PARECEM IMPOSSÍVEL , COM PLANEJAR A MELHOR AULA. MUITO OBRIGADO FOI UM PRAZER CONHECER SEU BLOG..ESPERO PODER CONTAR COM SEUS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS.. ABS...

PAULA CHAVES disse...

ADOREI SEU BLOG! PARABÉNS! ESTAVA DESESPERADA POR AJUDA E SEU BLOG ME AUXILIO MUITO COM DICAS E TUDO MAIS. MUITO O BRIGADA.
ABRAÇOS
PAULA CHAVES - VINHEDO-SP

Unknown disse...

Bom dia Tatiana,é a primeira vez que visito o seu blog,e sinceramente estou encantada e feliz por ver que ainda existem profissionais de verdade que amam o que fazem.Meus alunos são minha razão de viver,e através do seu blog vou poder levar até eles mais novidades bem diferentes e divertidas.Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

adorei! parabens seus comentarios sobre o planejamento de aula soa otimos.

Profe Janete disse...

Parabéns pelo texto....abç!!!

Simone disse...

Olá Tatiana! Estou começando a lecionar e encontrar o seu blog foi bem legal para nortear minhas ações em sala de aula.Parabéns pela iniciativa.
Simone Regis - Rio de Janeiro

Eleusa Franco disse...

Alfabetizar uma criança é muito mais que ensinar...é permitir a ela permear o mundo do imaginário...Jamais esquecendo da afetividade e do lúdico!!
Parabéns teu blog esta lindo!

Luisa disse...

oi, gostei muito do seu blog, este tema sobre o planejamento como uma bussola para seu dia a dia é ótimo difícil é saber que ainda tem professores que não planejam.
bjs.
luisa

Unknown disse...

Seu blog é maravilhoso....Parabéns...