Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Folclore - Origami Iara

Origami da Iara

Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.

A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem

Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

4 Comentários:

Roberta disse...

Olá Tatiana,

Adoro seu espaço... é realmente maravilhoso, sempre estou por aqui!!
Mas não estou conseguindo fazer o origami da Iara, gostaria de saber onde você conseguiu (para que facilite minha confecção)?!!!
Meu e-mail é: roberta_alesandro@yahoo.com.br

Muito obrigada!!

Anônimo disse...

oi tatiana adoro o seu blog e estou sempre por aqui mas....nao comento pq meu pc esta muito lento e demora.... Fiz a dobradura da Iara e a do saci e emus alunos adoraram. Ficou lindo tbm a montagem q fizemos de dobradura e colgem de papéis montando um cenário. E tudo isso graças a vc. Beijao e obrigada por partilhar conosco suas ideia. Sou prof de 1°a 4°serie( port, hist e geo)beijao

Osmary disse...

Tatiana seu blog é 10. linkei vc no meu blog. artesosamry,blogspot.com BJS!!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Tatiana! Adoro seu blog, constantemente estou em busca de idéias e encontro sempre o que eu quero. Mas gostaria que vc postasse, também, os moldes das atividades propostas. Obrigada! Bjos! Rosa
email: rosaperuchini@hotmail.com