Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Dia dos Pais - No Brasil e no Mundo

Dia dos Pais
No Brasil e no Mundo

Cada povo, cada nação tem suas tradições para comemorar o Dia dos Pais, aqui no Brasil o segundo domingo de agosto é a data, mas outros países tem datas distintas para agradecer aos pais pelo dom da vida.

O dia do Pai no Brasil, foi importado pelo publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.


Abaixo o Dia dos Pais comemorado em outros países:


Alemanha

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.


Argentina

A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.


Austrália

A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.


Canadá

O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.


Grécia

Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.


Paraguai

A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.


Peru

O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.


Portugal

A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.


Reino Unido

No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.


Rússia

Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).


África do Sul

A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai." (Sigmund Freud).

P.S. Para mim será o dia mais triste este ano, pois será meu primeiro Dia dos Pais sem o meu pai ao meu lado... Ontem completaram-se 7 meses...

Abraços a todos

Tatiana

Dia dos Pais - Diploma

Diploma para o Papai

Dia dos Pais - Lembrancinhas

Lembrancinhas para o Papai
Olá Pessoal!!!
Aqui vão algumas sugestões de lembrancinhas que encontrei pela net.
Não possuo os moldes... :(
Mas, são lindas!!!

Cartão

Porta-recados

Placa para maçaneta

Aniversário

Aniversário do Blog
O Mundo da Alfabetização

Nesta semana meu Blog completou 1 aninho!!!

Quero agradecer a todos pelo carinho recebido, pelos recadinhos tão amáveis que recebi, pelos emails e pela participação de todos neste mundinho que resolvi criar em Julho de 2007.

Quero agradecer também as 594.776 visitas que recebi desde fevereiro deste ano.

Isso é um bom sinal, não é?!? rs

Significa que estou podendo ajudar a muitas pessoas que decidiram seguir o árduo e glorioso caminho da Educação.

Tudo isso me faz muito feliz e certa de que estou conseguindo o meu objetivo: transmitir e trocar conhecimento e experiências com tantas pessoas tão dedicadas que conheci, mesmo que virtualmente.

À todos que me apoiam, incentivam e apreciam o meu trabalho:

MUITO OBRIGADA

e que possamos sempre podermos contar uns com os outros nesta nossa profissão abençoada e que eu AMO que é a EDUCAÇÃO.

Abraços a todos!!!

Tatiana

Disciplina na Ed. Infantil

Disciplina em turmas de Educação Infantil
Conheça formas eficazes de manter a harmonia em Sala de Aula

Aqui vão as dicas da Psicóloga Daniela Alonso, de São Paulo, para a Revista "Guia Prático para Professoras de Educação Infantil" de setembro de 2005.

Como fazer para crianças de 3 a 6 anos pararem quietas e prestarem atenção?

Não existe uma fórmula pronta pra manter a turma de maternal, jardim ou pré interessada na aula. Isto depende de vários fatores e um deles é simples: as crianças podem não estar maduras o suficiente para a disciplina exigida.

Nesta faixa etária, o comportamento e as noções de ética e moral encontram-se em processo de construção. Uma das funções da professora é justamente colaborar com essa construção.

LIMITES SEM SOFRIMENTO

Colocar limites, porém, nem sempre é fácil. A tentação de ficar irritada e começar a gritar pode ser grande.

1) - Acima de tudo seja coerente: Não confunda as crianças com graus de aceitação diferentes perante um determinado comportamento. Se subir na cadeira for uma proibição sua, esta deve ser sempre uma proibição. Se você deixar num dia e não deixar no outro, as crianças tentarão tirar proveito dessa brecha. "Apenas alunos com hiperatividade ou alguma deficiência devem receber, eventualmente, um tratamento diferenciado. E isso os colegas de classe conseguem entender", observa Daniela.

2) - Altere a voz e a expressão, mas não grite: Quando fizer uma censura, altere a voz para marcar a emoção, mas não se mostre muito irritada, pois pode parecer que você não se sente capaz de controlá-los. Em caso de balbúrdia geral, adote códigos de silêncio:

- Bata palma 3 vezes;

- Apague a luz;

- Comece a cantar;

- Pare tudo e sente-se.

3) - Combine as regras de antemão: Essa atitude impede que você tenha de explicar a razão de uma regra no momento em que ela é quebrada. E a melhor forma de chegar às regras que valerão a todos é a chamada assembléia. "Promova uma assembléia: Em roda, estimule-os a expressar o que consideram certo e errado. Fale você também. Os motivos das regras devem ser discutidos nessa hora. Assim, no momento de chamar a atenção de um aluno, diga "Lembra que isso é errado?", partindo do princípio de que a justificativa já foi dada."

4) - Não peça para a criança refletir: Se tiver de refletir quando faz algo errado, a criança pode acabar relacionando a reflexão a algo negativo. Como a reflexão é essencial no aprendizado e na vida em geral, evite ligá-la a situações de repreensão.

5) - Adote a cooperação: A cooperação pode ser um santo remédio para maus comportamentos. Peça para os alunos arrumarem a classe com você ou para participar do "conserto" de algo que fez: se machuca um colega, pode ajudar no curativo.

6) - Expressão dos sentimentos: Dizer "Não gostei" ou "Isso me ofende" é muito válido, pois, na vida em sociedade, sempre teremos de lidar com os limites das outras pessoas. Se você se expressa, mostra ao aluno que tem sentimentos a ser respeitados.

7) - Dê exemplos positivos: Não basta dizer que a atitude está errada. Especifique com o aluno como poderia ter sido diferente.

IMPORTANTE!

- A autoridade da classe é a professora: seja firme!

- Se a turma inteira estiver desinteressada, questione-se sobre a atividade. Ela pode não ser adequada.

- Só comunique os pais se o aluno apresentar especial dificuldade com regras.

-Lembre-se: crianças de até 6 anos não têm disposição para ouvir sermões. Faça observações curtas e diretas, como "Isso não pode" e "Pare com isso".