Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Brinquedoteca

Brinquedoteca
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. A diferenciação de papéis se faz presente sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências.
A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa,de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias. Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. Os heróis, por exemplo, lutam contra seus inimigos, mas também podem ter filhos, cozinhar e ir ao circo.
O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, e o jogo faz parte da essência de ser dos mamíferos. O jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital para o indivíduo principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser culturalmente útil para a sociedade como expressão de ideais comunitários.
Os jogos mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem. Existem certos elementos que caracterizam os diversos tipos de jogos e que podem ser resumidas assim:

- Capacidade de absorver o participante de maneira intensa e total (clima de entusiasmo, sentimento de exaltação e tensão seguidos por um estado de alegria e distensão). Envolvimento emocional
- Atmosfera de espontaneidade e criatividade.
- Limitação de tempo : o jogo tem um estado inicial, um meio e um fim; isto é, tem um caráter dinâmico.
- Possibilidade de repetição
- Limitação do espaço: o espaço reservado seja qual for a forma que assuma é como um mundo temporário e fantástico.
- Existência de regras: cada jogo se processa de acordo com certas regras que determinam o que "vale" ou não dentro do mundo imaginário do jogo. O que auxilia no processo de integração social das crianças.
- Estimulação da imaginação e auto-afirmação e autonomia.
* Texto Fragmentado do material didático - Brinquedoteca Sistema de Ensino Portal Educação e Sites Associados

8 Comentários:

Anônimo disse...

Que bom que existe pessoas como vc que se preocupa em levr informação.
Sou professora a 20 anose adorei ler tudo que vc escreveu nos faz refletir sobre nossas práticas e com isso evoluir no nosso cotidiano. Obrigada.tereza cristina- ubá - MG.

Anônimo disse...

adorei

Bete disse...

olá tatiana, agradeço a Deus pelo primeiro dia que encontrei seu blog na net estava procurando atividades de alfabetização e te achei. amo de paixão seu blog e recomendo a todos que me perguntam de onde tirei as atividades. continue postando com esse capricgo e carinho incrível. Meu email é btcris@hotamil.com. gostaria de saBER COMO VC COLA ESSAS ATIVIDADES NO BLOG QUERTO APRENDER E PODER FAZER UM COM MINHAS ATIVIDADES UM DIA. BEIJOS E PRAZER EM CONHECÊ-LA. BETE, MARÍLIA - SP.

Anônimo disse...

Querida Tati,
Quero agradecer por vc existir e nos presentear com seu blog.É perfeito e, além disso, nos proporciona momentos reflexivos sobre nossas práticas e como melhorá-las.
Tenho 23 anos e estou recém formada nessa área a qual amo tanto.Mas, fico triste em vê a defasagem na qual está submerso o cenário educacional aqui de Sergipe.Por mais que eu faça a minha parte, ainda é pouco, e pra mim a única solução é uma reforma educacional URGÊNTE.Contudo, alguns dos nossos políticos estão pouco preocupados com o assunto.
Então, eu de cá continuo fazendo o que posso e incentivando outros militantes dessa luta a não desanimarem.
Foi bom d+ passar por aqui !!!
BJAUMMMMMM Fique com Deus e que ele continue te iluminando para que voce perpetue esse trabalho lindo!
Com carinho,
Ingrid Evans.

Diálogo disse...

Olá, meu nome é Sandra, passeando pelos blogs encontrei o seu. Quero parabeniza-la ele esta otimo, muito lindinho e com muitas ideias. Convido vc a fazer uma visitinha também no meu, ficarei muito feliz. Beijinhos!!!
www.artecorderosa.blogspot.com

Diálogo disse...

olá, amei seu blog ele esta lindinho! Convido vc a fazer uma visitinha também no meu. Arte Cor de Rosa. beijinhos...

Colégio Autêntico disse...

Olá, Tatiana.
Seu cantinho continua muito fofo e cheio de idéias. Parabéns. Sempre venho aqui pra buscar uma luz, qdo ela me falta.

Anônimo disse...

Tatiana,
Sou professora em Araraquara, sou professora alfabetizadora. Visitar seu Mundo da Alfabetização me abriu muitos caminhos. Vou indicá-lo para as amigas!!
Um abraço,
Ariadne