Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Ambiente Alfabetizador - Parte II

Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte II


Quantos somos?

Este momento é uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) sejam exploradas pelas crianças, além de explorar a contagem mecânica, classificação, inclusão de classe, seriação numérica, conceitos de adição (agrupar) e subtração (exclusão de alunos faltosos).
Para que estes objetivos sejam explorados, crie um ambiente em que possibilite:


- a contagem mecânica dos colegas;
- a representação da contagem feita com palitos (individual);
- a representação individual da contagem feita, utilizando o registro com algarismos;
- exploração da ordem e inclusão hierárquica das quantidades manipuladas;
- a exploração das partes que compõem a totalidade do grupo de crianças: meninos e meninas;
- a exploração e a identificação da totalidade de crianças no grupo;
- a exploração e a comparação de quantidades (maior, menor e mesma quantidade, a mais, a menos): meninos/crianças, meninas/crianças;
- a exploração de quantidade, observando alunos presentes e faltosos;
- a exploração de conceitos de adição e subtração das quantidades operadas



Gostou da postagem?
Então deixe registrada a sua opinião: comente...
A sua participação é muito importante para o aprimoramento do
Mundo da Alfabetização!

Abraços a todos!!!

17 Comentários:

Pati Alves disse...

Tenho esta pratica em sala de aula e da muito certo, as criancas aprendem e nem percebem. Com os menores da ate para exercitar a escrita, escrevendo o nome dos que faltaram e tambem podemos aproveitar a oportunidade para construir graficos. Lindo o cartaz. bjs

Anônimo disse...

Oi Tatiana
Parabéns por mais esta postagem!
O seu Blog reune tudo o que um bom educador necessita no seu trabalho.
Sou sua fã e admiradora do seu trabalho.

Que Deus te abençoe sempre!
Alzira, Itaquera

Prof Carol disse...

Tatiana!!
Adoro o momento da aula: "Quantos somos?" Com a minha turma do primeiro ano auxiliou muito na quantificação e nos cálculos de adição e subtração.
Vou indicar o teu texto no meu blog!!
http://www.coisasdeprofcarol.blogspot.com/
Obrigada!!
Carol

Mah arte em EVA disse...

ola,tava passando e vi seu blog e me apaixonei!amei o cartaz de qtos somos!amei mto q vou fazer uma para minha salinha,Parabens!ja virei tua seguidora!aguardo sua visitinha tbem!bjaum

Anônimo disse...

Adorei! Parabéns, continui sempre a brilhar... Abraços

Anônimo disse...

Olá, acho lindo o seu blog sempre que dá passo por aqui. Alfabetizo a muito tempo, comecei em 1991, parei em 2003. Mudou a maneira de vermos a educação e tudo mais. Peço sua ajuda para me atualizar, pois estou novamente com uma turma agora 1° ano ,né. Sempre trabalhei o método silábico e me sinto muito segura com ele. Mas a colega quer trabalhar o fonético, nem sei por onde passou. Vc pode me dar uma ajudinha. Espero resposta. Bjkas

Nath disse...

Oi Tatiane adorei seu blog..uma graça...parabéns!!!!
Sucesso

Unknown disse...

oi, Tatiane!
q bm q encontrei seu blog,
esse ano recebi um presente maravilhoso: uma turminha de alfabetização. E procurando alguma coisa interessante(é minha primeira experiencia), achei vc... me apaixonei por tudo q vi.
Parabens!!!!!!

Anônimo disse...

Olá !Tatiane!
Sapeando pela Net a procura de blogs de professores .Encontrei o seu .Muito bom e bem sugestivo viu ? Adorei já sou sua fã.Meu email iranemos@hotmail.com

cleri disse...

FANTÁSTICO O SEU CANTINHO...AMEI, ADORO A ALFABETIZAÇÃO ABRAÇO

Anônimo disse...

Adoro seu blog.... Visito sempre para buscar novas idéias. Boa noite e obrigado por compartilhar!

Unknown disse...

MUITO BONITO O SEU CARTAZ DE QUANTOS SOMOS. REALMENTE, REALIZO ESSA ATIVIDADE EM SALA DE AULA TODOS OS DIAS E AS CRIANÇAS APRENDEM NÃO SÓ A SEQUÊNCIA, MAS A ESCRITA DOS NÚMERO E OS NOMES DAS CRIANÇAS QUE FALTARAM.
É MUITO LEGAL...EU AMEI ESSE CARTAZ, VOU FAZER UM PARA ACOMPANHAR O MEU CARTAZ DE CHAMADINHA QUE TENHO NA SALA DE AULA.
BJS...

vania osmidia disse...

Olá,Tatiana gostei muito do seu blog encontrei uns enfeites muito legais,estava procurando umas idéias novas que sempre são bem vindas.Parabens pelo blog.abraço...
vaniasantos2006@globo.com

Debura Maria disse...

Adorei tua idéia ,vou continuar visitando teu blog ,um bom trabalho.abraços.

lou disse...

oi tatiana
descobri seu blog hoje, 13/03/11, devo dizer que gostei muito, tem idéias maravilhosas, virei aqui sempre, bjs

Patricia disse...

Oi Tatiana, adorei seu blog, já adicionei nos meus favoritos, me ajudou bastante,estou começando agora na ed.infantil, mt obrigada!!
sucesso...

Roselene disse...

este site é maravilhoso para quem esta iniciando na ducação infantil como é o meu caso.
ParabenS!