Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

História em quadrinhos estimula o hábito da leitura

O ato de folhear um gibi e acompanhar os diálogos e ilustrações é um dos principais estímulos à leitura na infância.

                                                                                                   Foto: Corbis

No atual mundo audiovisual, é cada vez mais difícil criar o gosto pela leitura nos jovens. As editoras, contudo, encontraram um formato que carrega a informação de uma maneira mais prazerosa e interessante que um livro sem figuras. São as histórias em quadrinhos educativas, que têm recebido novas adaptações de grandes clássicos com freqüência, crescido no mercado editorial e ganhado as salas de aulas.

Por mais que a tecnologia evolua, o bom e velho gibi continua agradando pessoas de todas as idades. Isto porque as histórias em quadrinhos impressas continuam sendo uma ótima fonte de entretenimento, além de estimularem o hábito da leitura, mesmo com tantos recursos disponíveis atualmente. Ou seja, apesar do acesso facilitado aos conteúdos digitais pela internet, ainda há espaço para cultivar antigos e prazerosos costumes, como o de folhear as páginas de um livro.
Vale frisar que a leitura é o ponto de partida para o desenvolvimento de inúmeras habilidades e, segundo o MEC Ministério da Educação e Cultura - representa a principal fonte de conhecimento, especialmente na infância. É por isso que pais e educadores devem facilitar esse acesso aos livros e uma das maneiras mais divertidas e agradáveis de fazer isso é inserindo as HQs impressas no dia a dia dos pequenos.
Devido à sua linguagem simples e ao dinamismo proporcionado pelas ilustrações, os gibis são atraentes para o público infantil, que rapidamente compreende que a fala das personagens está nos "balões". Aí está o começo de uma relação de curiosidade, afeto e aprendizado. Muitas crianças aprendem ou aprimoram a leitura nas frases simples e breves dos quadrinhos, como os da Turma da Mônica. De acordo com artigo da revista Língua Portuguesa (UOL), os gibis são capazes de incentivar o amadurecimento intelectual da criança, abrindo portas para os livros.
Entre as inúmeras vantagens de inserir as histórias em quadrinho na vida da criança, está a possibilidade de ela interagir com os colegas durante a leitura, trocar, emprestar ou fazer uma leitura em conjunto. Além disso, os gibis são democráticos: qualquer pessoa pode ter acesso a eles, inclusive em comunidades mais carentes onde o computador não chega.

Como estimular a leitura através dos impressos
De acordo com Marcello Barra, professor do Centro de Sociologia da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, o conteúdo impresso é fundamental na formação das crianças, pois promove uma leitura concentrada e permite o aprofundamento do saber. No caso das mídias eletrônicas, existe a possibilidade de se buscar novas fontes e informações diversificadas, o que distrai muito mais o leitor. Segundo ele, não se trata de encontrar o jeito certo e o errado, pois ambos são complementares. No entanto, o ideal é que a criança absorva os benefícios do livro impresso antes de integrar a cultura digital.
Livrarias e bibliotecas podem ser ambientes muito interessantes para os pequenos hoje em dia, pois oferecem espaços confortáveis para leitura e conversação. Existem também locais específicos para gibis são as gibitecas. Na capital paulistana, por exemplo, as HQs ganharam um espaço diferenciado no Centro Cultural São Paulo: a Gibiteca Henfil conta com um acervo de 10 mil títulos e abre todos os dias para visitação. A dica é dar à criança a oportunidade de ver de perto uma estante cheia de livros, tocar neles e estabelecer seus próprios critérios de escolha, virar as páginas, curtir o colorido das capas, etc.
Outro estímulo importante é aquele que começa bem cedo: deixe os livrinhos infantis e gibis sempre expostos ao alcance da criança. Você pode permitir que ela invente as próprias histórias a partir das ilustrações. Assim, no futuro, o livro será como um brinquedo, uma diversão jamais uma obrigação.
Por fim, contar histórias e ler para as crianças continua sendo uma das maneiras mais simples de estimular a leitura de impressos. Sendo assim, pais e educadores devem reservar alguns minutos do dia para se dedicar a esse hábito, que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.

1 Comentários:

Maria Adeladia disse...

Tatiana, bom dia! Gosto desse estilo de revista. Outro dia, comprei 3 gibis para o meu sobrinho. Como ele não é de ler, o meu objetivo foi justamente o de incentivá-lo na leitura nesse tipo de revista. Muito bom o seu poster.Abraços, querida.